Tomates orgânicos são mais ricos em vitamina C

Organic-Tomatoes-for-Juice.jpg

Esta semana é mesmo para relembrar dos artigos antigos. Em 2009 post publicado aqui mostrou que vegetais orgânicos são mais ricos em minerais. Agora novo estudo brasileiro de  janeiro de 2013, publicado no PLOS One, traz evidências de que apesar de os tomates orgânicos serem 40% menores contém uma quantidade bem maior de compostos de defesa.

De acordo com os autores da universidade do Ceará, o cultivo orgânico expõe o vegetal a maior estresse ambiental, uma vez que a planta precisa se defender sem ajuda de compostos químicos adicionados a ela. Desta forma, o vegetal acaba produzindo mais antioxidantes como o licopeno e a vitamina C. Com base nestas observações os autores sugerem que as estratégias de de cultivo não devem tentar eliminar todas as pragas e eventuais problemas ambientais porque isto resultará em uma alimento mais saudável e rico em nutrientes importantes à nossa saúde.

Adicional: Por quê consumir alimentos com mais licopeno? Redução do risco de derramescâncer de próstata e outros tipos de câncer, doenças cardiovasculares, colite ulcerativa dentre outras doenças.

 

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/