Enzimas da obesidade

Screen Shot 2016-03-08 at 8.32.11 AM.png

Estudo publicado na Nature Structural and Molecular Biology mostra com detalhes como as enzimas cooperam na síntese de novas células de gordura. Estas enzimas são integradas em um único complexo denominado ácido graxo sintase. Este complexo é altamente flexível tornando-o de difícil análise. Porém este último conseguiu identificar a estrutura do mesmo em suas diferentes conformações.

Com base nas fotos foram divulgados dois vídeos nos quais podemos observar como enzimas que parecem tão distantes interagem - como em uma dança - para formar as novas células de gordura. Como o complexo contém todos os componentes necessários para a conversão de carboidratos em gordura, o mesmo passou a ser um alvo potencial da indústria farmacêutica para o desenvolvimento de futuras drogas anti-obesidade (a inibição do complexo reduz a síntese de gordura, diminui o apetite), e anti-câncer (o complexo também está envolvido na multiplicação de células tumorais).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags