Cálcio e magnésio juntos contra o câncer de intestino

O equilíbrio entre nutrientes é fundamental e o baixo ou alto consumo de um interfere na disponibilidade de outros. Estudos vem demonstrando que o consumo de magnésio está associado a um menor risco de câncer coloretal. Porém, mesmo em populações onde o consumo de magnésio é similar as taxas de câncer nestas regiões são diferentes. Por exemplo, americanos tem maior incidência do que asiáticos. Além disso, quando asiáticos migram para os EUA a incidência de câncer coloretal aumenta nos mesmos.

Uma das explicações é que o excesso de consumo de cálcio no país prejudica a absorção de magnésio e, por isto, os resultados são contrários aos esperados. Como o cálcio também é um nutriente essencial, inclusive para a prevenção do câncer o importante é que sempre seja observada a razão de cálcio e magnésio em dietas e, principalmente, suplementos. Geralmente, os diferentes pesquisadores falam na proporção 2:1, a mesma encontrada em muitos folhosos verde-escuros, como o da imagem acima.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags