Mãe estressada = filho com excesso de peso?

De acordo com os pesquisadores Steve Garasky e Brenda Lohman, da Universidade de Iowa, o estresse materno pode contribuir para o ganho de peso precoce em crianças. O estudo avaliou 841 crianças entre 1999 e 2002 e descobriu que mães com altos níveis de estresse tinham uma chance maior de seus filhos terem excesso de peso, principalmente nas famílias de baixa renda. Os autores concluíram que estas crianças poderiam estar buscando no alimento mais conforto e prazer. Futuras pesquisas avaliarão melhor o consumo alimentar das crianças e também buscarão entender como o estresse dos pais influencia o peso dos filhos.

O importante do estudo foi mostrar, mais uma vez, que além da alimentação e da atividade física, fatores emocionais e psicológicos influenciam o consumo alimentar e o ganho de peso. Daí a importância de cuidarmos da interação corpo-mente tanto em adultos quanto em crianças.

Adaptado de: http://www.public.iastate.edu/~nscentral/news/2008/sep/momstress.shtml

Fonte da foto: http://www.public.iastate.edu/~nscentral/news/2008/sep/img/GaraskyLohman.JPG

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags