Resveratrol protege contra o câncer

De acordo com relatório publicado este mês na revista Cancer Prevention Research, o resveratrol é capaz de suprimir a formação de células anormais que levariam ao desenvolvimento do câncer. A substância é encontrada naturalmente nas uvas, suco de uvas, vinho e suplementos alimentares. Em estudo conduzido pela professora Eleanor Rogan, o resveratrol suprimiu a formação de substâncias envolvidas no câncer de mama: estrogênio, CYP1B1 e 2,3,7,8-Tetraclorodibenzo-p-dioxina. De acordo com a Dra. Rogan o resveratrol também induz a enzima quinona redutase, que inativa o estrogênio. Como o estudo foi conduzido em culturas de laboratório sua confirmação dependerá de pesquisas em seres humanos.

Outro estudo mostrou que o consumo de vinho tinto pode beneficiar sintomas do envelhecimento (melhorando a função cardíaca, reduzindo a catarata, melhorando a coordenação motora e aumentando a densidade óssea) em ratos. Ou seja, houve uma melhoria da qualidade de vida dos animais. De acordo com os autores do estudo o resveratrol ativa a atividade dos mesmos genes ativados em ratos que consomem poucas calorias. Em outros estudos já havia sido demonstrado que o menor consumo calórico ativa genes responsáveis por melhor qualidade e maior expectativa de vida pois os genes ativados estimularam a proteína SIRT1. Em humanos, estudos com portadores de diabetes tipo 2 e o uso de resveratrol já vem sendo conduzidos. Vamos aguardar.

PRESTE TAMBÉM ATENÇÃO AOS NÍVEIS DE VITAMINA D

Vitamina D abaixo de 40ng/dl para mulheres é super comum em todo o mundo. Convém suplementar pois associa-se a maior perda óssea, piora da imunidade, aumento do risco de câncer de mama e declínio cognitivo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags