A polêmica dos açúcares

O que são açúcares? Os açúcares são carboidratos e vêm disfarçados de muitas formas. A sacarose, por exemplo, é o açúcar comum extraído da cana de açúcar ou da beterraba e que usamos para adoçar sucos, café e para fazer produtos como bolos e tortas. A glicose é uma das formas mais simples de açúcar e faz parte de outros carboidratos como a sacarose e a frutose, estando presente em pães, massas, batatas, arroz, grãos, cereais e nas frutas. A glicose é também o açúcar que circula em nosso sangue fornecendo energia ao nosso corpo.

O açúcar faz mal? A glicose é um nutriente importante para órgãos como coração, cérebro e rins. O açúcar branco (sacarose) é uma combinação de glicose + frutose. É a quantidade abusiva ingerida por algumas pessoas que pode causar alguns problemas de saúde. Toda a dieta deve ser constituída de diversos alimentos em quantidades moderadas. Quantidades elevadas de açúcar, consumidas através de doces, balas, refrigerantes, bolos, biscoitos, geléias, sucos, sorvetes ou chocolates geralmente fazem com que a pessoa deixe de consumir outros nutrientes indispensáveis como proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Além disso, um excesso de açúcar pode levar a um alto consumo energético elevando o peso corporal e causando problemas dentários.

O consumo de açúcar pode levar ao diabetes? O diabetes é causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Estar acima do peso aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Por isso, pessoas com histórico familiar devem ser aconselhadas a seguir uma dieta balanceada e a praticar algum exercício afim de controlar o peso. Além disso, açúcar em excesso pode danificar receptores, como o de insulina.

O açúcar vicia? Estudos sugerem que o açúcar pode causar vício em camundongos porém este resultado ainda é incerto no que se refere à nossa espécie, por isso outras pesquisas são importantes. O que é certo é que o açúcar melhora o paladar de alguns alimentos e pode estimular áreas relacionadas ao prazer no cérebro, aumentando a produção de substâncias conhecidas como endorfinas que estão relacionadas à sensação de bem estar.

Quanto açúcar podemos ingerir por dia? O açúcar pode fazer parte de uma dieta saudável e balanceada. A recomendação diária é limitada à 10% do total de calorias consumidas por dia. Em média esta quantidade gira em torno de 60 gramas diárias e inclui o açúcar de produtos como o mel, geléias, sucos, refrigerantes, biscoitos recheados e doces.

O açúcar mascavo é melhor? Apesar do açúcar mascavo conter quantidades um pouco maiores de minerais como potássio e magnésio, o mesmo ainda é desprovido de vitaminas, proteína e fibras. Ou seja, continua sendo considerado um alimento com calorias vazias, uma vez que fornece energia porém poucos nutrientes, assim como o açúcar branco ou refinado.

O que fazer para controlar o consumo de açúcares? Procure no rótulo dos alimentos industrializados palavras como glicose, xarope de glicose, dextrose, lactose, frutose, maltose, açúcar invertido, xarope de milho, demerara e mel. Além disso, substitua cereais ricos em açúcar por outros integrais e com pouco açúcar, biscoitos doces e bolos por frutas frescas ou secas, sorvetes e pudins por iogurte light, bebidas adoçadas pelas sem açúcar ou adicionadas de adoçantes ou água (a melhor opção). Tente ainda reduzir a quantidade de açúcar nas receitas de pães e bolos, além de gradualmente diminuir a quantidade de açúcar nos sucos, chás e refrigerantes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags