Cuidados no uso de fitoterápicos em pacientes com câncer

A interação medicamentosa responde por parcela importante das reações adversas e durante o tratamento do câncer é assunto que merece toda a atenção de médicos e pacientes.

O alerta vale também para o uso dos chamados produtos naturais — fitoterápicos, suplementos dietéticos, ervas, plantas medicinais e até vitaminas – que podem parecer inofensivos ou mesmo benéficos para o paciente, mas que representam risco potencial quando usados de forma concomitante ao tratamento do câncer.

A literatura médica reúne evidências das interações entre diversos quimioterápicos e produtos vegetais. É o caso da Erva de São João (Hipericum perforatum), cujo consumo diminui em 42% os níveis do componente ativo do Irinotecano, quimioterápico largamente empregado no tratamento do câncer e diminui a eficácia do Tamoxifeno, um anti-hormônio muito usado no tratamento do câncer de mama. O tratamento com mesilato de imatinibe (Glivec®) também é seriamente afetado pela erva de São João, ainda hoje muito difundida na medicina popular.

O grapefruit (toranja) possui princípios naturais que afetam a concentração da substância ativa do antineoplásico dasatinibe (SPRYCEL®) e é totalmente contraindicado durante o tratamento do câncer. Por isto, ervas devem ser suspensas e a questão dos suplementos deve ser sempre conversada com médico e nutricionista oncológico.

Poucos suplementos são recomendados durante o tratamento no câncer. Os mais favoráveis são aqueles que aumentam corpos cetônicos na corrente sanguínea, como os triglicerídeos de cadeia média. O ômega-3 também costuma ser bem-vindo. Saiba mais sobre as terapias cetogênicas metabólicas no câncer e suplementação apropriada em https://t21.video.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/