Como o tipo de parto afeta a microbiota do bebê?

O aparelho digestivo é habitado por uma coleção diversificada e densamente povoada de microorganismos. Essa comunidade complexa de seres vivos compõe nossa microbiota intestinal. A mesma, quando adequada, proporciona muitos benefícios fisiológicos ao hospedeiro, incluindo:

  • melhoria da imunidade;

  • bom funcionamento gastrointestinal;

  • manutenção do peso saudável;

  • regulação do metabolismo de açúcares e gorduras;

  • redução da inflamação;

  • proteção contra microorganismos invasores prejudiciais;

  • redução do risco de doenças autoimunes e neurodegenerativas.

Alguns trabalhos mostram que a microbiota começa a ser formada ainda dentro da barriga da mãe. Além disso, durante o parto esta colonização inicial do intestino infantil é ampliada.

No parto natural há o contato do bebê com microorganismos da região vaginal. No parto cesareano, o contato do bebê com a pele da mãe e com as bactérias do hospital é maior. Se a mãe tem uma microbiota vaginal saudável a criança herda uma flora mais equilibrada e saudável, o que a protege contra doenças como asma, artrite, doença inflamatória intestinal e deficiências imunológicas.

Já a cesárea está relacionada a um maior risco de desenvolvimento de disbiose intestinal ainda no início da vida. Mas mesmo quem nasceu de parto cesária pode desenvolver uma microbiota saudável com alimentação saudável e rica em fibras durante a infância (Mitchell et al., 2020).

É possível entender a microbiota com exames de metabolômica e metagenômica. Metabolômica é uma análise abrangente de metabólitos em uma amostra biológica. A metabolômica pode fornecer um instantâneo mais preciso do estado fisiológico real da célula. Através da metabolômica microbiana é possível analisar os metabólitos produzidos por microorganismos presentes em nosso intestino.

Modulação intestinal da criança nascida prematura ou de parto cesariano

A modulação intestinal é um conjunto de estratégias clínicas e nutricionais que visam a restauração da permeabilidade intestinal e da composição dos microorganismos. Ensino tudo em meu curso online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags