ESTILO DE VIDA É MAIS IMPORTANTE QUE IDADE EM RELAÇÃO AO RISCO DE DEMÊNCIA

Indivíduos sem fatores de risco de demência, como tabagismo, diabetes ou perda auditiva, têm saúde cerebral semelhante a pessoas 10 a 20 anos mais jovens que eles (LaPlume et al., 2022). Um único fator de risco de demência pode reduzir a cognição pelo equivalente a até três anos de envelhecimento. Esta é uma boa notícia, uma vez que podemos controlar o que comemos, fazer atividade física, cessar o tabagismo e controlar pressão arterial e peso corporal, assim como níveis de colesterol, triglicerídeos, açúcar no sangue.

Estudo publicado na revista Alzheimer’s & Dementia: Diagnosis, Assessment, and Disease Monitoring, uma revista da Alzheimer’s Association, analisou dados de 22.117 pessoas com idades entre 18 e 89 anos que completaram o Cogniciti Brain Health Assessment, desenvolvido pela Baycrest. Os participantes fizeram o teste em suas próprias casas, acessando o site da Cogniciti. O teste leva cerca de 20 minutos para ser concluído e consiste em um questionário e quatro tarefas cognitivas.

Os pesquisadores analisaram o desempenho dos participantes em testes de memória e atenção e como isso foi impactado por oito fatores de risco modificáveis ​​para demência: baixa escolaridade (menos de um diploma do ensino médio), perda auditiva, lesão cerebral traumática, abuso de álcool ou substâncias, hipertensão, tabagismo (atualmente ou nos últimos quatro anos), diabetes e depressão.

FATORES PROTETORES E DE RISCO PARA ALZHEIMER (BARANOWSKI ET AL, 2020).

Cada fator levou a uma diminuição no desempenho cognitivo em até três anos de envelhecimento, com cada fator adicional contribuindo com a mesma quantidade de declínio. Por exemplo, ter três fatores de risco pode levar a uma diminuição no desempenho cognitivo equivalente a nove anos de envelhecimento. Os efeitos dos fatores de risco aumentaram com a idade, assim como o número de fatores de risco que as pessoas tinham.

Você tem o poder de diminuir o risco de declínio cognitivo e demência. Comece a lidar com todos os fatores de risco que você tem agora, se você tem 18 ou 90 anos, e você apoiará a saúde do seu cérebro para ajudar a envelhecer sem medo. Falo mais sobre o tema neste vídeo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/