Sua audição está piorando? Saiba que nutrientes são importantes para ouvir melhor

A audição é um dos cinco sentidos e nos ajuda a compreender e interpretar o mundo. A redução da capacidade auditiva limita a percepção sensorial, compromete o desenvolvimento infantil, reduz a eficácia da comunicação, contribui para o isolamento social e pode aumentar o risco de declínio cognitivo e demência.

Perfuração do tímpano, otite, doença de Ménière, otosclerose, tinnitus, neuroma do acústico, ototoxicidade, poluição sonora, envelhecimento são todas possíveis causas de perda auditiva. Cuidar da saúde, não ouvir música alta demais, fazer exames de saúde anuais contribuem para a prevenção ou correção de eventuais problemas de forma precoce. Porém, temos que cuidar também das questões nutricionais associadas à perda auditiva.

Mitocôndrias que não funcionam geram queda de energia e morte celular, inclusive de neurônios vestibulococleares e células ciliadas precisam de muita energia. O comprometimento auditivo e surdez são características da doença mitocondrial.

O tratamento nutricional envolve o uso de substâncias que ajudam as mitocôndrias a funcionarem melhor e que combatem o estresse oxidativo. Coenzima Q10, vitaminas antioxidantes, ácido lipócio, carnitina podem fazer parte do tratamento. Mas o ideal é fazer um exame nutrigenético para avaliar como seu corpo lida com os nutrientes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/