GABA: neurotransmissor com efeito calmante | Você produz em quantidades adequadas?

GABA.jpg

O ácido gama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor inibitório que tem um efeito calmante e relaxante no cérebro. Sem ele ficamos sempre acelerados demais. O GABA é sintetizado a partir do aminoácido glutamato com a ajuda da enzima glutamato descarboxilase (GAD) e piridoxal fosfato (a forma ativa da vitamina B6) como o cofator principal.

Pessoas com níveis baixos de GABA apresentam sintomas como dificuldade de relaxar ou dormir, sensibilidade aumentada a barulhos e luzes, ansiedade ou transtorno do pânico, palpitações cardíacas, mãos e pés frios, cansaço. A redução de GABA também está associada a doenças como fibromialgia e síndrome do intestino irritável. Estes sintomas podem piorar quando a pessoa pula uma refeição ou tenta fazer jejum intermitente ou prolongado.

Estresse crônico está associado ao aumento de hormônios como cortisol, norepinefrina e epinefrina, com efeito contrário ao do GABA. O excesso desses hormônios ou de glutamato gera maior excitação celular e maior produção de radicais livres, que podem danificar células cerebrais e contribuir para uma redução ainda maior do GABA. A falta de sono, a disbiose intestinal, a hiperglicemia e carências nutricionais (zinco, vitamina B6, magnésio, taurina e glutamina) também contribuem para a redução do GABA.

As melhores estratégias para aumentar GABA são dieta antiinflamatória, suplementação adequada, estratégias de combate ao estresse, como yoga e meditação, tratamento da disbiose intestinal e atividade física regular. Aprenda mais sobre o cérebro e os nutrientes no curso online PSICONUTRIÇÃO.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,