Práticas integrativas para uma pele bonita.

O exposoma é a soma de todos os fatores aos quais estamos expostos e que agem no genoma desde o dia em que nascemos até o dia em que morremos. Com o passar do tempo, constatou-se que 20% do envelhecimento é determinado pela genética e 80% influenciado por estes 7 fatores: radiação solar, tabagismo, estresse pela temperatura (muito frio ou muito calor), nutrição, desequilíbrios emocionais, poluição e distúrbios do sono.

45-Figure1-1.jpg

A radiação solar é o fator que mais acelera os processos de envelhecimento da pele. Danos solares acumulados aumentam o número e profundidade das rugas e também o risco de câncer de pele. Tendemos a nos preocupar mais com a pele no verão mas na verdade estamos expostos aos raios UV o ano todo. O uso de filtros solares minimiza a exposição e o risco.

A contaminação ambiental também é prejudicial para a pele. Ambientes poluídos aumentam a produção de radicais livres. Assim como o hábito de fumar e de consumir álcool demais. Além de revisar estes hábitos a dieta adequada é importantíssima, visto que é a partir dos alimentos que são garantidas as vitaminas, minerais e compostos fenólicos antioxidantes.

Para combater o estresse aprenda a relaxar e a meditar. Dormir bem também é condição para uma pele bonita. Não troque suas horas de sono por horas na internet. Uma rotina diária saudável manterá sua pele mais hidratada e viçosa. De acordo com a medicina tradicional indiana (Ayurveda), o primeiro passo é descobrir o seu tipo de pele.

A pele das pessoas com constituição Vata é em geral seca, fina, fresca ao toque, mais desidratada e muito vulnerável à influência do tempo seco e ventoso. Pitta é principalmente fogo. Tende a ser mais sensível ao calor, comidas picantes. É uma pele mais propensa à sardas. Já pessoas que tem Kapha como o dosha predominante possuem a pele mais oleosa, grossa e tolerante ao sol. Assim, pessoas com pele Vata precisam nutrí-la mais com óleos para evitar as rugas e o envelhecimento prematuro. A auto-massagem com óleo quente (abhyanga) mantém a pele lubrificada.

Para o tipo de pele Pitta há necessidade de uso de produtos refrescantes e estimulantes. Deve evitar o bronzeamento e alimentos que inflamem. A pele Kapha é mais oleosa e beneficia-se de tratamentos com argila e formulações esfoliantes. Também deve praticar atividade física para melhorar a circulação, limpando o corpo de dentro para fora.

Aprenda mais nos cursos online:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/