Benefícios das posturas de alongamento do yoga

6121-07810379en_Masterfile.jpg

Um corpo alongado tem maior amplitude de movimento, músculos mais flexíveis, o que contribui para a uma boa postura, maior equilíbrio e para a prevenção de quedas. Por isso, à medida que envelhecemos, o alongamento torna-se ainda mais importante, prevenindo que articulações, tendões e músculos tornem-se muito rígidos.

O corpo rígido enfrenta muitas dificuldades. Caminhar fica mais difícil, assim como elevar os braços ou mesmo virar a cabeça quando precisamos olhar para trás. Quando os músculos das pernas estão tensos - o que acontece com quem passa muito tempo sentado, as dores aumentam e caminhar torna-se mais penoso. A falta de flexibilidade aumenta o risco de lesões durante a prática de atividade física. A inflexibilidade da coluna afeta também a postura.

Estudos recomendam que exercícios de alongamento de todos os grupos musculares (pescoço, ombros, peito, tronco, região lombar, quadris, pernas e tornozelos) sejam realizados pelo menos duas a três vezes por semana. Uma aula de yoga balanceada é uma ótima estratégia neste sentido.

Comece agora!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags