Benefício das gargalhadas

Laughter-e1460729421204.jpg

Quantos dias de nossa vida perdemos reclamando do tempo, da política, da violência, dos preços no supermercado, das atitudes das pessoas? Temos que lutar pelos nossos direitos sim. mas podemos fazer isso com bom humor. Estudos mostram que as gargalhadas melhoram nossa saúde.

Estudos mostram, por exemplo, que rir fortalece o sistema imune reduzindo a alergia à acaros. Em uma pesquisa pessoas que assistiram mais vídeos bem humorados tinham uma menor resposta mesmo quando injetados com fezes de ácaros (Kimata, 2001)! Rir faz com que as células de defesa (leucócito) e natural killers aumentem, assim como a quantidade de anticorpos circulando pelo sangue.

Mas não adianta assistir a vídeos ou filmes de comédia, conversar com gente engraçada ou fazer palhaçada sem rir. O ideal é gargalhar mesmo movimentando o corpo. O humor também nos liga a outras pessoas, criando um senso de comunidade por meio da alegria compartilhada. Com frequência rimos mais quando estamos acompanhados do que quando estamos sozinhos. Estudos mostram que rir junto com alguém também indica que você tem boas intenções, reforçando laços de amizade e companheirismo.

Piadas ativam centros de recompensa em nosso cérebro, liberando dopamina e estimulando a atividade de opiáceos. Esses efeitos neurais tornam-se ainda mais poderosos quando é você quem conta a piada. 

No módulo 11 do curso de formação online de instrutores de yoga temos uma seção especial sobre o Yoga do Riso. Comece a aprender agora!

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/