Alimentos cariogênicos (que causam cáries)

A cárie é uma doença destrutiva dos tecidos calcificados dos dentes. O aparecimento de cáries dentárias é influenciado por três fatores: aderência do alimento aos dentes, presença de bactérias que compõem a placa dental e produção ácida

granola-mel-uva-passa-castanha-e-linhaca-1kg-D_NQ_NP_815511-MLB20560569616_012016-F.jpg

Quando comemos açúcar ou alimentos ricos em carboidratos simples rapidamente as bactérias entram em ação. Convertem o açúcar em ácidos que começam a destruir os dentes. Por exemplo, se você consumir uva passa haverá produção de ácido, pois a fruta seca é rica em carboidrato. Se você consumir uva passa revestida de chocolate ao leite ou se consumir a uva passa dentro de um cereal matinal haverá ainda maior produção ácida pois a quantidade de carboidrato simples será muito maior.

Alimentos pegajosos ricos em açúcares como doces, balas, biscoitos, bolachas, bolos, batata frita e outros salgadinhos que ficam presos aos dentes são os mais perigosos. Outros alimentos ricos em carboidratos não são tão perigosos pois não costumam aderir-se aos dentes, como frutas frescas.

Além disso as frutas possuem fitoquímicos antiinflamatórios que parecem impedir a adesão de bactérias, evitando a formação de placas. O ideal para a saúde geral e também a da boca é consumir mais alimentos frescos, como maçãs e menor quantidade de alimentos processados e ultraprocessados.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags