Pasta de dente de açafrão no tratamento da periodontite, prevenção de doenças cardiovasculares e Alzheimer

Screen Shot 2018-02-08 at 9.30.13 AM.png

A periodontite é a fase da doença bucal que teve início com o processo inflamatório da gengiva e que se estendeu para os tecidos de suporte do dente.

Entre os sinais da gengivite estão o sangramento da gengiva e o rompimento das fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Forma-se então a bolsa periodontal, ou seja, um espaço entre o dente e a gengiva maior que 3 mm. Isto indica a perda das estruturas ao redor do dente, como o osso de suporte e as fibras do ligamento. 

Se a periodontite não for tratada o dente pode até ser perdido. A inflamação da gengiva também está associada a outras doenças, como problemas cardíacos e demência. Isto acontece porque bactérias, suas toxinas e substâncias inflamatórias podem alcançar a corrente sanguínea inflamando outros tecidos. 

Desde 2012 vem aparecendo estudos científicos que mostram então a importância de uma boa higiene oral para a saúde de todo o corpo. Dentre estes estudos estão aqueles que mostram que a escovação dos dentes com açafrão (cúrcuma) reduz a inflamação, prevnie e trata a gengivite tão bem quanto medicamentos, como a clorexidina (Mali et al., 2012). 

O açafrão pode ser utilizado puro, misturado a óleo de coco ou em um gel com 2% de curcumina (manipulado). Vem sendo utilizado inclusive no tratamento do câncer oral (Nagpal & Sood, 2013Hosadurga et al., 2014Hugar et al, 2016)

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags