Para sermos confiantes temos que aceitar nossas falhas humanas

Pieter Bruegel foi um pintor holandês famoso por retratar a vida dos camponeses.  O quadro "The Dutch Proverbs" mostra o lado louco e imperfeito das pessoas. Busque no quadro e verá um homem jogando seu dinheiro no rio, outro queimando suas calças, outro mordendo um tronco de madeira, dentre tantas outras situações inusitadas.

Veja com mais detalhes clicando aqui.

Veja com mais detalhes clicando aqui.

O quadro nos lembra que todos nós já fizemos ou dissemos coisas inapropriadas e, com certeza, não serão a última vez que erraremos. Não porque sejamos maus mas porque somos humanos. Mas a vida continua. Temos nossos projetos, nossos valores, sonhamos com um mundo melhor, para nós mesmos e para os outros. Assim, precisamos a cada dia arregaçar as mangas e recomeçar. 

Para isso precisamos fortalecer diariamente nossa autoconfiança. Estamos em um processo constante de autoaperfeiçoamento. Não importa se alguém quer progredir na carreira, emagrecer, aprender a tocar guitarra, viajar o mundo ou qualquer outra coisa. Precisará acreditar que pode, precisará confiar nas próprias capacidades. Para a ansiedade diminuir é fundamental deixar o perfeccionismo de lado e começar. Ninguém tem que ser perfeito. O perfeccionismo prematuro elimina sonhos, dos simples aos complexos. Uma pessoa que imagina que praticar yoga seria bom para a própria saúde mas pensa: "não vou nem tentar pois aquelas posturas são complicadas" abre mão de algo que poderia gerar inúmeros benefícios. Nossa vida é uma jornada. Alguém que toca bem guitarra, que canta lindamente, que é fera em matemática, ou que possui outras habilidades teve trabalho para conquistá-las. Quando assistimos a um vídeo no youtube, a um filme no cinema, a uma palestra maravilhosa não nos damos conta do percurso árduo das pessoas envolvidas na entrega de tal conteúdo.  Mas as coisas não acontecem de uma hora para outra. Não deixe o perfeccionismo te torturar. Falhas são normais, nos fazem corrigir percursos e crescer.  Prepare-se para o insucesso e continue a caminhada até alcançar seus objetivos.

Pode ser difícil recomeçar, pode ser difícil mudar de carreira, refazer a vida amorosa, emagrecer. Às vezes fazemos (ou não fazemos) coisas por medo de sermos atacados, criticados, desvalorizados, humilhados. Não queremos parecer estúpidos, inferiores, menores do que os outros. Mas temos que lembrar que estamos todos no mesmo barco, que todos enfrentamos dificuldades. Falhar é na verdade a norma, acontece com todo mundo. Mas os acertos só acontecem na vida dos que  não param no caminho, dos que continuam errando até acertar. Confie na sua habilidade de melhorar a cada dia. Só isso importa. Treine, treine, treine por dias, meses, anos até chegar onde quer. O famoso pintor Van Gogh pintou mais de 800 quadros. Nem todos são obras primas. A obra prima vem do esforço, do foco, da continuidade. Pesquisas da neurosciência mostram que as conexões entre os neurônios ficam mais fortes com o estudo e a prática. E tudo fica mais fácil com o tempo. Quem acredita nisso, quem vê a vida sobre essa óptica e aceita o processo se sai melhor em situações difíceis da vida. Não importa se é no aprendizado da matemática, de uma língua, de um esporte, de competências sociais ou para o trabalho.

Você tem qualidades que ninguém tem, você é capaz de fazer grandes coisas. Caso seja corajoso se sentirá mais confiante. Desafios são nossas oportunidades de aprender e crescer. Não deixe sua genética mandar em você. Também não deixe a forma errada como algumas pessoas te trataram no passado ditarem como sua vida será daqui para frente. Nossas escolhas são o que há de mais importante para o aumento da autoconfiança. Valorize-se apesar de ser tão humano e defeituoso quanto qualquer outra pessoa. Se tiver acordado sentindo-se para baixo coloque sua música favorita e dance ou simplesmente assuma uma postura confiante, com a espinha ereta e o queixo levemente apontado para cima. Estudos mostram que nossa postura influencia  toda a nossa bioquímica. Se andamos curvados, olhando para baixo, nossa moral fica mais baixa. Assista esse vídeo aqui.

No curso online autocoaching ensino como você poderá desenvolver competências para se superar a cada da. Se preferir fazer isso com um guia, poderei te ajudar. Entre em contato e marque uma sessão de coaching. Vou ter o maior prazer em lhe ajudar!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags