Anvisa proibe publicidade de 21 produtos "Detox"

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu no final de julho a publicidade de 21 produtos detox. Para a agência, as informações divulgadas pelas empresas atribuem “propriedades funcionais e de saúde não permitidas para esses produtos”, em outras palavras: enganosas. A medida atinge produtos como suplementos vitamínicos, shakes e sucos tidos como detox, e fabricados por sete empresas: Nutrigold, Sanavita, Smart Life, Vila Ervas e Alimentos, Viver Leve, Tiaraju e Healwheel Brasil.

Entre as informações publicitárias veiculadas estão mensagens que alegam efeitos emagrecedores e de redução de celulite, flacidez, rugas e estrias. Aos produtos também eram atribuídas funções de prolongamento do bronzeamento, fortalecimento de músculos e ações anti-inflamatórias, além de auxiliar na fixação do cálcio dos ossos, funções que, de acordo com a agência, configuram publicidade irregular.

A detoxificação é um processo natural de nosso organismo, ocorre diariamente e o tempo todo, com vistas principalmente a eliminar toxinas ingeridas, inspiradas ou produzidas pelo próprio corpo. Para isto, fígado, pele e intestinos utilizam-se de enzimas, vitaminas, minerais e aminoácidos facilitando a eliminação do que não precisamos no organismo.

De acordo com a indústria, periodicamente precisamos estimular este processo, principalmente se você tem uma dieta horrorosa. Mas veja então, a chave está aí. Deixar a dieta horrorosa de lado. Não há mágica. Não adianta comer tudo errado e tomar o "pozinho" detox, porque os resultados não aparecem!

Saiba o que funciona de verdade na área de estética, no curso online.

O que funciona mesmo é dieta saudável, com comida de verdade. Saiba mais assistindo o vídeo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/