Massa magra é importante para o combate ao câncer, inclusive em indivíduos obesos

De acordo com estudo da Universidade de Alberta, a massa magra nos dá uma vantagem no combate ao câncer. A pesquisa, publicada na Lancet Oncology, analisou apenas pacientes obesos, em tratamento quimioterápico para o combate ao câncer. Aqueles com menos massa magra tiveram uma sobrevida menor (cerca de 10 meses, em média) do que aqueles obesos, porém com maior percentual de músculo.

Os achados mostram a importância da atividade física durante toda a vida e, no caso dos pacientes com câncer, a análise da composição corpórea para a avaliação do prognóstico. Ou seja, estando ou não acima do peso o exercício é fundamental para a prevenção e o combate à muitas doenças. Se você ainda não está fazendo nenhuma atividade física, aproveite este inicio de ano para repetir seus exames periódicos, consultar um nutricionista e um educador físico e entrar em 2009 se cuidando mais.

Saiba mais no curso online: "Nutrição no ganho de massa magra"

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/