Grãos integrais reduzem o risco de doenças crônicas

De acordo com o pesquisador Penny Kris-Etherton, dietas com altas quantidades de grãos integrais podem ajudar na perda de peso e na redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Conjuntamente a um time de cientistas da Universidade de Penn State, recrutou 50 adultos obesos entre as idades de 20 a 65 anos com um conjunto de sintomas que aumentam as chances de desenvolverem doenças crônicas.

Os indivíduos foram divididos em grupos que receberam dietas hipocalóricas com grãos refinados ou grãos integrais. Os participantes também foram encorajados a praticar atividades físicas moderadas e a consumir 5 porções de frutas e verduras, três de laticínios desnatados e 2 de carne, peixe ou aves magras diariamente. Após este período foi observada uma redução de peso e da circunferência da cintura, que foi maior no grupo de indivíduos que consumiu os cereais na forma integral. Neste grupo também ouve uma redução da proteína C-reativa  (um marcador inflamatório) que chegou a 38%. Níveis elevados deste marcador estão associados a maior risco de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Os achados foram publicados na edição de Janeiro de 2008 do American Journal of Clinical Nutrition . 

Foto: Paul Helton, um dos participantes do estudo. Foto por Heather Katcher, Penn State

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/