Estratégias para parar de fumar sem ganhar peso

Apesar dos inúmeros estudos mostrando os malefícios do fumo muitos indivíduos adiam o dia em que pararão de fumar devido ao temor de ganhar peso durante o processo. Pesquisas mostram que este ganho de peso gira em torno de 2 e 3 kg mas que os efeitos são geralmente temporários. Além disso o ganho de peso não pode ser uma desculpa uma vez que fumar é mais perigoso do que estar poucos quilos acima do peso ideal. Porém se o ganho de peso for sua maior preocupação siga algumas dicas que o ajudarão a reduzir o ganho de peso:

1. Gomas de mascar

Um estudo recente mostrou que as gomas de mascar sem açúcar podem suprimir o apetite e o desejo por doces.

2. Escove os dentes

Muitas pessoas relatam que escovar os dentes após as refeições ajuda a diminuir a vontade de beliscar.

3. Gosto ruim

Alguns alimentos não combinam com o cigarro e podem ajudar a parar: laticínios, frutas, hortaliças e água são boas opções.

Chá verde.jpg

4. Aumente o consumo de vitamina C

FPessoas que fumam, por exemplo, produzem mais radicais livres e metabólitos oxidantes com alta afinidade pela hemoglobina presente nas hemácias (células vermelhas do sangue, cuja função é transportar gases). O próprio monóxido de carbono (CO2) gerado na queima do cigarro tem maior afinidade pela hemoglobina que o oxigênio, gerando uma situação de hipóxia (baixa oxigenação). O organismo tenta compensar o fato aumentando a produção de hemácias (também chamados eritrócitos), numa tentativa de aumentar a disponibilidade de locais para ligação com o oxigênio. O problema é que o sangue torna-se mais viscoso, comprometendo a circulação e a própria oxigenação de tecidos. A velocidade de hemossedimentação (VHS) cai severamente (de 11 para 5, em média), dificultando a detecção de inflamações e o tratamento de doenças.

umantes tendem a ter baixas concentrações de vitamina C no sangue. Esta vitamina atua como um antioxidante prevenindo uma série de doenças. Consuma mais frutas e hortaliças e não precisará de nenhum suplemento ou medicamento especial. Estes alimentos também tem a vantagem de serem pouco calóricos.

5. Treine seus pulmões

Após 24 horas sem cigarros seu pulmão já começará a se livrar do muco causado pelo hábito de fumar. Faça alguma atividade física leve para ajudá-lo neste processo e para aumentar o gasto calórico. Se você for sedentário procure um cardiologista e faça um check-up antes de iniciar. O cigarro reduz a oxigenação do organismo e isso precisa ser trabalhado.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/