Exercício de resistência diminui o risco de câncer de mama.

Artigo publicado hoje no Archives of Internal Medicine, afirma que a atividade física vigorosa - como a corrida - pode reduzir o risco de câncer de mama em algumas mulheres. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles acreditam que as razões para o benefício advém de mudanças no metabolismo, no sistema imunológico, além da redução do ganho de peso durante a vida. O estudo que envolveu 10.599 mulheres demonstrou que aquelas que praticaram atividades vigorosas por pelo menos 5 horas por semana tinham um risco 20% menor de desenvolver o câncer de mama invasivo quando comparadas as mulheres que se exercitavam apenas 30 minutos por semana.

Fonte:

DALLAL, C.M.; SULLIVAN-HALLEY, J. ROSS, R.K. et al. Long-term recreational physical activityy and risk of invasive and in Situ Breast Cancer: The California Teachers Study. Archives of Internal Medicine, v. 167, 2007: p. 408-415.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/