Intoxicação por alumínio

O alumínio é um metal pesado abundante na crosta terrestre. Contudo, não é um metal essencial à vida humana. Pelo contrário, altos níveis plasmáticos de alumínio interferem no aprendizado e aumentam o risco de Alzheimer. 

A intoxicação por alumínio pode ser acompanhada de hiperatividade, inflamação, alterações do metabolismo do cálcio, redução da síntese de vitamina D, comprometimento da fala, convulsões, acúmulo de proteína TAU no cérebro, constipação, cólica e fadiga.

Podemos nos contaminar pelo alumínio pelo uso de antiácidos, vacinas, consumo exagerado de produtos de padaria (que pode entrar na composição de fermentos), cremes dentais, cigarro ou pelo uso de panelas e utensílios de cozinha de alumínio. Chás (como verde, preto e ooloong) também podem estar contaminados por alumínio (Flaten, 2002). Por isto, o consumo de chás, apesar de considerado um hábito saudável, não deve ser exagerado. Também evite comprar chás enlatados já que estes possuem ainda mais alumínio (Veríssimo e Gomes, 2008).

Crianças e gestantes devem limitar o consumo destes chás a uma xícara ao dia. Já adultos podem consumir com segurança até 3 xícaras ao dia. Por outro lado, como pessoas com maior dificuldade de destoxificação ou com insuficiência renal estão sob maior risco de intoxicação. Podem suplementar Clorella ou espirulina para ajudar no detox. E se os níveis de alumínio sérico estiverem acima de 2 suplementar silanox. Marque aqui sua consultoria nutricional online.

A curcumina do açafrão parece diminuir a biodisponibilidade do alumínio  (Halim et al., 2011). Tente usar 1 colher de chá de açafrão diariamente na comida. A suplementação de Chlorella (cerca de 3g/dia) também ajuda a reduzir a concentração de alumínio e outros metais pesados no plasma.

Suplementos de curcumina

Existem também suplementos manipulados como o Curcuvail. Caso precise de ajuda com dosagens e modificação alimentar marque aqui sua consultoria nutricional online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/