Quer ser mais feliz? Adote estas práticas

Adultos são complicados. Pesquisas mostram que apenas 1 em cada 3 sentem-se muito felizes. O pior: quase 1 em cada 4 pessoas não experimentam nenhum tipo de prazer na vida. Felizmente, há esperança. Pequenas mudanças de perspectiva e comportamento podem aumentar com o tempo, e a prática da gratidão está no topo da lista de estratégias conhecidas para aumentar a felicidade e a satisfação com a vida.

Pesquisas mostram que a gratidão leva à uma cascata de efeitos psicológicos positivos. Pare, feche os olhos, respire e pense: “sou grato a….”. Complete a lacuna: sua casa, suas roupas, sua saúde, seus pais, seus amigos, seus animais de estimação, o ar que respira, a comida que tem para comer, a água quentinha para tomar banho. São muitas coisas a agradecer. A capacidade de expressar gratidão pelas pequenas coisas do cotidiano aumentam nossa força de vontade, nos torna mais pacientes, permite pararmos e refletir para que possamos tomar decisões mais acertadas e sensatas.

ggsc-gratitude.jpg

Os relacionamentos também tendem a desempenhar um grande papel na percepção de felicidade de uma pessoa. Comece agradecendo pelos relacionamentos que já tem, com as pessoas que o rodeiam e que tanto contribuem para sua vida. Agradecendo você ainda expande seu círculo social e faz mais amigos. A gratidão é uma forma de generosidade, porque envolve oferecer ou estender “algo” a outra pessoa, mesmo que seja apenas uma afirmação verbal de agradecimento. Fazemos os outros mais felizes quando somos gratos a eles, aumentamos nossa conectividade social e combatemos, com isso, sintomas depressivos.

A gratidão desencadeia a liberação de substâncias antidepressivas e reguladoras do humor, como serotonina, dopamina, norepinefrina e ocitocina, ao mesmo tempo em que inibe o cortisol - o hormônio do estresse. As pessoas gratas também são mais propensas a se envolver em atividades saudáveis e em cuidar de si mesmas, como se exercitar regularmente, se alimentar bem e receber verificações médicas regulares de bem-estar. Outros estudos encontraram que a prática da gratidão melhora a cognição, ajuda a reduzir a pressão alta, alivia a dor, melhora a qualidade do sono, a saúde do coração e a função imunológica.

Outras práticas - gratuitas - para sentir-se mais feliz:

  1. Saia e respire ar fresco

  2. Medite

  3. Cante no chuveiro

  4. Brinque com um animalzinho (pode ser o do vizinho)

  5.  Durma bastante

  6.  Não se preocupe com as pequenas coisas

  7.  Sorria para os outros

  8.  Dance na sala 

  9. Reconheça a negatividade e desvie sua atenção. Pare e foque em uma coisa só, por exemplo pegue um objeto (uma caneta, um lápis, um copo, uma caneca, o que for) e simplesmente preste atenção nele (seu formato, cor, textura…). Se preferir preste atenção no seu corpo ou na sua respiração. Fazendo isso, você para de pensar em coisas negativas - é comprovado. Tente. 

  10. Ligue para sua mãe, seu pai, seu melhor amigo ou outra pessoa especial

  11. Diga "obrigado"

  12. Seja voluntário em algo que te apaixone 

  13. Persiga os sonhos que fazem sua alma cantar

  14. Tire um tempo para si mesmo (mesmo que seja um minuto por dia!)

  15. Ouça sua música favorita

  16. Assista vídeos divertidos ou fofinhos na internet

  17. Pratique atos aleatórios de bondade

  18. Faça yoga diariamente. Existem muitos vídeos gratuitos no YouTube. Escolha um e comece hoje mesmo a praticar.

Quer levar mais a sério, com mais compromisso pela sua felicidade e bem estar?

Até o final do ano o curso de formação de instrutores de yoga mantém-se com o mesmo preço. Em 2019 os valores serão reajustados. Que tal matricular-se agora ou oferecer o curso de presente de natal para alguém amado? Desconto especial a vista. Entre em contato para saber mais.