Yoga ajuda a reduzir a dor e melhor o humor

O yoga é uma filosofia antiga que reúne um grande acervo de técnicas voltadas para o autoconhecimento, bem estar e felicidade. Pesquisas mostram que seus benefícios estende-se também a muitas outras áreas, como no alívio da dor.

Uma meta-análise publicada em 2013 encontrou "fortes evidências de eficácia a curto prazo e evidência moderada de eficácia a longo prazo do yoga para a redução da dor lombar crônica". De fato, desde 2007, as diretrizes da American Society of Pain (sociedade americana da dor) recomendam o yoga para tratamento da dor lombar.

Embora seja tentador ficar na cama quando as costas doem, não recomenda-se mais o repouso prolongado. Embora deitar possa minimizar o estresse na coluna lombar, também faz com que os músculos percam o condicionamento, o tônus. Em geral, quanto mais cedo você se levantar e se mexer, mais rápido você se recuperará. A prática de yoga aumentando a flexibilidade e força muscular, relaxa, reduz o estresse e melhora a consciência corporal. Juntos, todos estes fatores contribuem para a redução das dores e também da ansiedade. l.

yogaforbackpain.jpg

Outro estudo, publicado na revista Spine, mostrou que pessoas com dores nas costas que fizeram duas sessões de 90 minutos de ioga por semana durante 24 semanas tiveram uma redução de 56% nas dores. Também sofriam menos de ansiedade e sintomas depressivos em relação às pessoas que recebiam cuidados padrão, como medicação. Os resultados também sugeriram uma tendência para o uso de menos medicação para a dor naqueles que praticavam yoga.

Os ásanas (posturas físicas) praticados no yoga ajudam a melhorar a amplitude de movimento e fortalecer os movimentos das articulações doloridas. Em um estudo de 2014, mulheres com osteoartrite no joelho, praticaram yoga duas vezes por semana. Após oito semanas foram relatadas redução na dor e na rigidez. Outro estudo de 2015 mostrou melhoria da saúde, capacidade de locomoção e humor.

Saiba mais no curso de formação de instrutores (100% online):

http://andreiatorres.com/yoga/curso-de-formacao/