Triste notícia sobre o chocolate

De acordo com o mais recente estudo sobre o chocolate, publicado esta semana no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo do alimento pode enfraquecer os ossos! O estudo não sanou todas as dúvidas sobre o desencadeamento da osteoporose e, o consumo de chocolate parece ser apenas um dos fatores que precipitam a doença. Outros incluem o estilo de vida, o consumo de cálcio durante a vida, a prática de atividade física e o tabagismo. Neste estudo, 1001 mulheres com idade superior a 70 anos responderam a questionários sobre o consumo de chocolate (incluindo bebidas). A densidade óssea foi avaliada por ultrassom, tomografia computadorizada e Raio-X.

Na análise dos cientistas o aumento do consumo de chocolate esteve associado com menor massa óssea. Mesmo acredita-se na necessidade de outros estudos que confirmem este achado. Mesmo sem resultados conclusivos o consumo de chocolate não deve ser alto em nenhuma faixa etária já que o alimento também é rico em gordura e açúcar, o que pode favorecer o aumento de peso e a elevação dos triglicerídeos. O ideal é consumir chocolates sem leite e com o mínimo de açúcar como as marcas com alto percentual de cacau. Outra opção é usar o cacau em pó para fazer receitas em casa.

Quer mais benefícios?

Escolha sempre chocolates com alto teor de cacau

Quanto mais cacau menos polifenóis e maior controle glicêmico. Se você está tentando controlar a quantidade de açúcar no sangue sempre escolha chocolates com mais de 70% de cacau. Quanto maior o teor de cacau, menor o teor de açúcar e mais controle da glicemia você obterá, principalmente naqueles a partir de 75%. Chocolates ao leite contém menos de 50% de cacau e alguns chocolates (os mais doces) contém apenas 25% de cacau!

Para ler o artigo na integra:

Hodgson JM, Devine A, Burke V, et al. Chocolate consumption and bone density in older womenAmerican Journal of Clinical Nutrition, 2008; 87:175-180.

O chocolate 🍫 é feito do cacau (Theobroma cacao), iguaria rica em antioxidantes, magnésio e ferro. Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e melhor o teor de nutrientes interessantes para a nossa saúde. Eu adoro, e você? E será que combina com seu Dosha?

→ VATA: deve comer pouco e escolher o chocolate com adoçantes naturais. O cacau tem os aspectos leve e seco que ampliam a luz e a secura de vata, desequilibrando por excesso. A cafeína do chocolate pode gerar nervosismo e ansiedade.

→ PITTA: adicionar cardamomo ao chocolate para dar uma apaziguada, pois as qualidades aquecedoras e estimulantes do cacau lançam mais calor ao fogo de Pitta, que já tem tendência  à azia, acne e irritabilidade.

→ KAPHA: para este dosha a notícia é melhor, pois as qualidades amargas e quentes são opostas às pesadas e frias de kapha. O importante é comer de forma equilibrada, um pouco de chocolate amargo uma ou duas vezes por semana.

Entenda tudo no curso online: https://bit.ly/AYURVEDA-AT

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/