Mindful eating - Alimentação Consciente

Você passou o dia todo trabalhando ou estudando em frente ao computador e agora está faminto. O que você comeria agora, enquanto trabalha? O que você geralmente come enquanto trabalha ou estuda? Chocolate? Pão? Balas? Frutas? Biscoitos? E em que quantidade?

Quando estamos com fome e damos a primeira mordida é uma delícia. A segunda mordida também. Mas se continuamos trabalhando ou estudando rapidamente deixamos de sentir o sabor do alimento. Estamos comendo sem atenção. Quando percebemos o pacote de biscoito acabou sem a gente nem ver. É o mistério do desaparecimento dos biscoitos. Já passou por isso?

Quando não prestamos atenção duas coisas podem acontecer. A primeira é que não nos satisfazemos. Por isso, continuamos querendo biscoitos apesar de já termos comido o pacote inteiro. A segunda coisa é arrependimento. Comemos tanto para quê? Em ambos os casos, o resultado não é bom. Deixamos de comer por uma necessidade fisiológica normal. Deixamos de prestar atenção nos sinais de fome e saciedade e lutamos com a comida. A amamos, a odiamos. Mas não precisa ser assim.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/