Comendo as tristezas

Estudo publicado na revista científica Motivation and Emotion mostrou que a tristeza é uma emoção que tende a durar mais do que outras, como vergonha, desgosto ou irritação. Isto acontece porque tendemos a remoer, reviver as situações tristes várias vezes. 

Às vezes situações que estão fora de nosso controle nos deixam tristes. Não podemos controlar estas situações mas podemos controlar nossas reações a elas. Por exemplo,  podemos controlar se, diante de uma situação triste, conversaremos com alguém ou nos trancaremos no quarto. Se sairemos para dar uma volta no parque ou atacaremos o pote de sorvete.

Para a psicóloga Shira Gabriel comer diante de situações tristes é um comportamento aprendido, provavelmente na infância. O alimento na infância é associado ao cuidado, ao amor dos pais e dos avós, a situações de conforto. As pessoas não pensam "vou comer a torta inteira pois estou triste e quero minha mãe", mas para o cérebro é exatamente isso o que acontece.

Mas, assim como aprendemos a lidar com a tristeza comendo, podemos aprender outras estratégias igualmente eficazes: 

1) Meditar ou simplesmente prestar atenção na respiração. No curso online alimentação consciente foco justamente na seleção de sua atenção para que não desconte a tristeza na comida. Você aprenderá como se manter no presente, por meio do foco na respiração e em práticas de atenção plena.

2) Evitar se expor a situações que te deixam triste ou distraindo-se com desenho, pintura, composição de poesias ou canções, atividades físicas intensas.

3) Ressignificar a tristeza, observando-a sem julgamentos. Algumas perguntas a se fazer quando estiver triste: (1)  Qual o sentido dessa emoção em mim?; (2) Por quê estou triste?; (3) Que aspectos de mim aprendo quando me sinto desta forma?; (4) Como posso crescer com esta experiência?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/