Por quê as bananas verdes ficam amarelas quando amadurecem?

Inicialmente a casca é verde pois está cheia de clorofila, um componente importante para a fotossíntese e o qual também possui propriedades antioxidantes (Müller & Kräutler, 2010).

Ao amadurecer a clorofila da casca da banana é convertida em outros pigmentos menos coloridos. Com isso, carotenóides como a luteína (de coloração amarelada) aparece.

Conheça também as propriedades das bananas:

A casca da banana também pode ser aproveitada, tanto na alimentação humana quanto também como fertilizante de plantas. A casca é fonte de potássio, fósforo, cálcio e magnésio. 

Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças.

Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/