A "rede elétrica" mitocondrial e exames para a avaliação de sua atividade

As mitocôndrias existem numa rede interconectada, que permite que comuniquem-se e distribuam energia por todo o corpo. O problema desta disfunção é que quando a conexão falha de um lado, compromete o outro lado também. Mitocôndrias são pequenos órgãos (organelas) localizados dentro da célula. A , que produzem seu próprio material genético - o DNA mitocondrial. Diversas doenças ocorrem quando os genes nesse tipo de DNA sofrem alguma alteração.

Função das mitocôndrias

  • Produção de energia - as mitocôndria convertem a energia química dos alimentos no ATP, uma forma de energia que as células conseguem utilizar.

  • Estoque de cálcio - as mitocôndrias vão liberando o mineral, que é tão importante para a contração muscular, para a coagulação de sangue e funcionamento dos neurotransmissores.

  • Produção de calor - a geração de calor pelo tecido adiposo marrom (que é rico em mitocôndrias) é importante para manter o corpo na temperatura certa.

  • Morte celular - células velhas precisam ser substituídas e as mitocôndrias ajudam a decidir quais células serão destruídas. Para isso, as mitocôndrias liberam o citocromo C, que ativa a caspase, uma das principais enzimas envolvidas na apoptose (morte celular programada).

Disfunção mitocondrial

A mitocôndria possui um DNA próprio, que é muito suscetível ao ataque pelos radicais livres, produzidos durante a síntese de ATP. Para proteger-se, a mitocôndria possui alguns mecanismos, como a coenzima Q10. Porém, pessoas que usam medicamentos para a redução do colesterol, pessoas com determinadas mutações genéticas podem ficar com as mitocôndrias desprotegidas.

Os sintomas da disfunção mitocondrial incluem: fraqueza muscular, perda da coordenação motora, problemas na visão e audição, problemas de memória e aprendizado, doenças cardíacas, nos rins ou fígado, alterações gastrointestinais, aumento do risco de doenças neurológicas e demência.

Avaliação e melhoria da função mitocondrial

O diagnóstico da disfunção mitocondrial é feito a partir de uma combinação de observações clínicas, avaliações laboratoriais (coenzima Q10, RDW, LDH), testes de ácidos orgânicos, imagens cerebrais ou mesmo biópsia muscular (Parikh et al., 2014).

Para melhorar a função mitocondrial não podemos sobrecarregá-la. Evite alimentos ultraprocessados, farinhas, açúcares. Priorize os alimentos de verdade, repletos de gorduras saudáveis. Troque sucos e refrigerantes por água. Tenho vários vídeos nesta playlist, que resumem livros sobre dietas amigas da saúde e das mitocôndrias.

Outra estratégia é o jejum de 10 a 12 horas (por exemplo, comer pela última vez às 21h e só voltar a comer entre as 8h e 10h da manhã), que também ajuda as mitocôndrias a se recuperarem. Além disso, mitocôndrias adoram atividade física. Quando você se exercita, o corpo responde criando mais músculos e mitocôndrias. Este processo, conhecido por biogênese mitocondrial, tem como objetivo aumentar a produção de energia para que os músculos possam trabalhar bem durante a atividade física.

Por fim, evite o contato com toxinas que prejudicam as mitocôndrias, como o glifosato (agrotóxico). Mais sobre este tema neste vídeo.

O exercício também estimula a autofagia, ajudando a remover as mitocôndrias danificadas. Se possível, exercite-se ao ar livre. A luz do sol possibilita a produção de vitamina D na pele. Esta, por sua vez, estimula a citocromo c oxidase nas mitocôndrias, aumentando a produção de ATP. Converse com seu nutricionista a respeito de suplementos que podem melhorar, direta ou indiretamente, a função mitocondrial, como vitamina D, L-carnitina, magnésio, ômega-3, ácido alfa-lipóico, coenzima Q10 e manganês.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/