5 alimentos com propriedades antiinflamatórias

Dores, coceiras, cansaço, calor, inchaço. Estas são questões que tipicamente aparecem em um corpo inflamado. Um primeiro passo é descobrir por que isso aconteceu. Pode ser pelo consumo elevado de álcool, pelo baixo consumo de frutas e verduras, pelo estresse, pelo contato com metais pesados, vírus, bactérias ou outros microorganismos.

Causas diferentes podem requerer diferentes tratamentos. Mas para todos uma dieta antiinflamatória faz bem. Desinflamar também é importante para a regulação dos níveis de açúcar no sangue e para a manutenção de um peso saudável. Alguns alimentos contém mais antioxidantes, fitoquímicos e fibras, ajudando o corpo a desinflamar mais rápido.

Cinco alimentos que ajudam o corpo a desinflamar

  • Açafrão. Este condimento contém curcumina, um fitoquímico capaz de bloquear a molécula NF-kB, que liga genes relacionados à inflamação. Consuma uma colher de chá ao dia, no almoço ou jantar, com um pouco de pimenta, para facilitar na absorção.

  • Gengibre. Pode ser consumido em sucos ou chás. Seu fitoquímico principal é o gingerol, que eleva os níveis do antioxidante glutationa em nosso corpo.

  • Brócolis. Este vegetal, do grupo das brássicas é rico em folato, vitamina C e também em sulforafanos, fitoquímicos que inibem a produção excessiva de óxido nítrico, a degradação do IκB-α degradation e a ativação do NF-κB, tendo portanto, potente efeito antiinflamatório e anticancerígeno.

  • Grão de bico. Ótima fonte de fibras, cobre, enxofre, potássio, magnésio, manganês, vitaminas A, B, B2, B5, C e zinco. Mantém o intestino saudável, o que é essencial para que o corpo esteja desinflamado.

  • Açaí. Fonte de antocianinas, pigmentos roxos extremamente poderosos no combate à inflamação. Aliás, o açaí é a campeã do mundo em poder antioxidante entre as frutas. Bata com banana doce ou outra fruta como morango ou mamão.

No curso online ¨Dieta antiinflamatória¨ você aprenderá muito sobre alimentos funcionais, dieta mediterrânea, dieta baseada em plantas cardápio para a manutenção da saúde (explico mais no vídeo).

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/