Ayurveda no combate à ansiedade

A vida em sociedade moderna é muito diferente da vida de pouco tempo atrás. Cresci em um mundo sem TV a cabo, sem internet, sem telefones celulares, sem tablets ou computadores pessoais. Amo tudo o que a vida moderna me proporciona mas ela cobra também seu preço. Somos frágeis e o excesso de estímulos gera ansiedade. Quem aí não está estressado? O estresse em si, não é bom, nem ruim. É, antes de tudo, um aviso do corpo para agirmos. Porém, em excesso, desgasta o organismo, envelhece, aumenta a pressão sanguínea, enfraquece o sistema imune, gera problemas respiratórios e úlceras.

Para acalmar o sistema nervoso mudanças são necessárias. Mudanças na rotina, dando valor à hora de ir para cama e terapias alternativas para o combate ao estresse são de grande valia. Massagens, meditação e yoga ajudam o corpo a voltar a seu tranquilo estado natural.

Em um estudo, estudantes de medicina em situação de estresse antes de exames, foram aleatoriamente designados para um grupo de yoga ou para grupo de controle (que não praticou). O grupo yoga praticou durante 12 semanas, diariamente, por 30 minutos cada sessão. Antes dos exames o grupo de estudantes praticante mostrou-se menos estressado, com menor produção de cortisol, menor frequência cardíaca e pressão sanguínea em relação ao grupo de estudantes que não praticou (Gopal et al., 2011). Outro estudo mostrou que a prática de yoga muda a bioquímica do cérebro, que acaba produzindo mais GABA, neurotransmissor que reduz a ansiedade e transtornos de humor (Streeter et al., 2010).

Além da prática de yoga, ansiosos devem também se alimentar adequadamente para garantir a boa produção hormonal e de neurotransmissores. O uso de chás calmantes (camomila, valeriana, erva-de-são-joão, tília, melissa, alfazema) e suplementos como niacina, GABA, vitamina B6, inositol, DHA ou adaptogênicos como a rhodiola rosea também pode ajudar. Converse com seu nutricionista.

O Ayurveda tem sua própria explicação e tratamentos para o combate à ansiedade. Saiba mais no vídeo:

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags