Práticas integrativas para a perda de peso

O excesso de gordura, especialmente na região abdominal, está associado a maior risco de diabetes, doenças cardíacas e esteatose hepática. Mas perder peso pode ser difícil, especialmente se a sua dieta o deixa faminto e desmotivado. Algumas dicas:

1) Mantenha-se seu corpo hidratado

A sede é frequentemente com fome e pode piorar a compulsão alimentar. Beba um copo de água a cada hora. Outra opção é consumir chás que aceleram o metabolismo - chá verde, chá branco, chá mate, chá oolong, chá de hibiscus, chimarrão.

2) Consuma boas fontes de proteína e gordura

Ovos, amêndoas, peixes, tofu, quinoa, grão de bico, feijão, lentilha mantém o corpo satisfeito por mais tempo. Boas fontes de gordura como azeite de oliva, castanhas e abacate também ajudam a controlar o apetite.

3) Mantenha os alimentos que desencadeiam a compulsão fora de casa

Está tudo correndo bem até que você alcança o pacote de biscoitos? Então mantenha-o fora de casa. Sabe como é: longe dos olhos, longe do coração. Não passe fome, mas escolha seus alimentos com sabedoria. Quer um docinho? Que tal uma banana com canela? A canela ajuda a equilibrar os níveis de insulina, reduzindo a compulsão alimentar.

4) Vai comer? Dê preferência aos alimentos naturalmente presentes em sua região e evite os alimentos ultraprocessados. O guia alimentar para a população brasileira mostra fotos de pratos saudáveis, para você escolher. Não esqueça de caprichar nas verduras!

5) Faça uma atividade física para preservar sua massa magra. Pode ser yoga, musculação, hidroginástica, dança… Movimente-se pelo menos três vezes por semana.

6) Coma devagar. Quando comemos rápido demais acabamos consumindo mais calorias do que precisamos. Sente-se à mesa, coma lentamente, pousando os talheres na mesa enquanto mastiga.

7) Durma bem. O corpo precisa de sono profundo para reparar células e tecidos. Sem dormir bem, você produz mais cortisol, apresenta maior irritabilidade e compulsão no dia seguinte. A motivação para movimentar o corpo também diminui quando o corpo está exausto.

8) Siga as dicas do Ayurveda: a medicina milenar nascida na Índia. Está muito agitado, na mente e no corpo? Reduza o consumo de açúcar. Inclua nas preparações ervas digestivas como cardamomo, coentro, brahmi, jatamansi e ashwagandha, que também acalmam a mente. Sente-se muito impulsivo e irritado? Corte açúcar, café e carne vermelha. Dê preferência a alimentos refrescantes como saladas e tempere com açafrão. Seu problema é a preguiça? Capriche na pimenta preta, gengibre, açafrão, nos vegetais e ervas amargas.

9) Adote uma técnica antiestresse. Massagem, meditação, acupuntura e aromaterapia ajudam a relaxar, a equilibrar o organismo e a reduzir a ansiedade, o que é fundamental para o emagrecimento. Sentindo uma sobrecarga emocional gigante? Procure um bom terapeuta. Vale a pena.

10) Desinflame seu corpo. Quanto mais inflamado está o corpo, mais difícil fica emagrecer. Cigarro, álcool, uso de medicamentos sem indicação, consumo de alimentos alergênicos ou cheios de corantes, conservantes e adoçantes inflamam o corpo. O consumo de alimentos e condimentos ricos em fitoquímicos, fibras, vitaminas e minerais desinflama o corpo. Capriche na salsinha, cebolinha, orégano, alecrim, manjerona, manericão, sálvia, gengibre, hortelã, chia, ameixa, romã, maçã, uva, batata doce, goiaba, repolho roxo, mirtilo, aveia, cereja, amora, couve, tangerina, castanha do Brasil, manga, espinafre, berinjela e brócolis.

Consultoria para perda de peso

Compartilhe nas suas redes sociais.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/