Como combater a fadiga

As mitocôndrias são as organelas celulares responsáveis pela geração de energia em cada tecido. Carboidratos, proteínas, lipídios e álcool são quebrados, absorvidos e depois chegam às mitocôndrias, onde serão convertidos em ATP (adenosina trifosfato), que é então usado para alimentar todos os processos celulares e metabólicos que ocorrem em seu corpo.

Por serem tão importantes, existem entre 500 e 2.000 mitocôndrias em quase todas as células do corpo. Quando falham os níveis de energia caem e o cansaço aparece. Fora isso, as mitocôndrias ainda são importantes para a defesa celular. Coordenam mais de 500 reações químicas, regulando a homeostase. Para ter mais mitocôndrias exercite-se. A atividade física literalmente torna as mitocôndrias maiores e mais fortes. Fazer sauna também é muito bom para as mitocôndrias.

Um suplemento bastante utilizado no Ayurveda para o combate à fadiga é Withania somnifera Dunal, também conhecido como Ashwagandha ou ginseng indiano.

A Withania somnifera é um arbusto ramificado, que é coberto por um pêlo lanoso, que prospera nas partes mais secas da Índia, Ásia Ocidental e norte da África. Muito utilizada como tònico para aumento da energia e da saúde. Possui também propriedades antiestresse, imunomoduladoras e antiinflamatórias. As doses devem ser individualizadas por nutricionista experiente na área, costumando variar entre 300 a 1.000 mg de extrato à 2,5% de withanolídeos, dividida em 1 a 3 doses ao dia.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/