Benefícios do chá de gengibre

O gengibre é um dos condimentos mais utilizados em todo o mundo. Contém gingerol e outros ingredientes ativos (zingerone, paradol, shogoal, zerumbone), substâncias com poderosas propriedades medicinais. Estudos mostram o poder antioxidante, antiinflamatório, antimicrobioano, antihemáticas (reduzindo náuseas e vômitos), antitumoral e hepatoprotetor do gengibre. Também é um potente analgésico, sendo capaz de reduzir dores musculares e contribuir para o tratamento da osteoartrite. Por seus poderosos efeitos antiinflamatórios é bastante utilizado no tratamento do diabetes, da indigestão, das dislipidemias. Também vem sendo estudado na prevenção do câncer e do Alzheimer.

ginger-digestive-tea-1.jpg

Muitas receitas podem ser potencializadas com o uso do gengibre. Molhos, sopas, peixes, biscoitos, massas, purês, bolos e até sorvetes podem receber sua pitada de gengibre. Mas o mais prático mesmo é o uso do gengibre em chás. Você pode simplesmente ferver a água com lascas de gengibre. A esta água você pode depois acrescentar outras ervas de sua preferência. Outros condimentos como cravo, cardamomo, sementes de funcho ou um pau de canela são também bem-vindos! O ideal é consumir sem leite e sem açúcar.

No Ayurveda, o gengibre é referido como Maha Ahadham, que significa "ótimo remédio". De acordo coma tradicional medicina indiana, o gengibre ajuda a melhorar o paladar, equilibrar os doshas Vata e Kapha (entenda mais no curso online sobre o Ayurveda), promover a digestão e aliviar a prisão de ventre e cólicas abdominais. Também é útil para o tratamento da asma e de outros problemas respiratórios crônicos.

Se você está tomando para desintoxicação ou para a perda de peso o horário ideal para o uso do chá é pela manhã, em jejum. Durante o dia, continue tomando o chá de gengibre, 2 a 3 horas após as refeições. Normalmente, o gengibre não tem efeitos colaterais. Contudo, pessoas mais quentes, com uma constituição de Pitta e pessoas com arritmias cardíacas devem ter cuidado no uso do gengibre.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/