Mentalidade adequada para o emagrecimento - Parte 6

Algumas pessoas passam meses fazendo dieta, atingem o objetivo desejado, saem da dieta e perdem totalmente o controle. Voltam à estaca zero depois de algum tempo (talvez meses, talvez anos) e iniciam outra dieta restritiva qualquer. Esta é a mentalidade do tudo ou nada. Ou estou fazendo dieta ou não estou. Ou sou perfeita, ou sou um desastre. Mas na verdade, entre a perfeição e o desastre há espaço para muita coisa. Há espaço para o equilíbrio. A mentalidade tudo ou nada gera frequentemente a sensação de fracasso, de que a vida está fora de controle. E não é uma sensação boa. Se já passou por isso e entendeu que esta abordagem não funciona para você, que tal adotar um estilo de vida mais moderado?

10-signs-you-have-a-scarcity-mentality--and-how-to-change-it-for-good.jpg

Você pode optar por algo mais fácil de ser seguido, algo que realmente possa ser levado a cabo pelo resto de sua vida. Você pode responsabilizar-se por suas escolhas, mesmo que elas não sejam sempre perfeitas. Você é um trabalho em progresso, sua vida é um trabalho em progresso. O objetivo da sua vida não é um número na balança. O objetivo da sua vida é algo muito maior, que você concretizará estando bem física e mentalmente. Muito mais importante do que pesar tantos quilos ou ter tal percentual de gordura, é sentir-se ativo, confiante, confortável e satisfeito com a vida, com seu modo de ser, pensar, agir, escolher, fazer as coisas e relacionar-se.

Seja flexível, seu corpo mudará com o tempo, as circunstâncias mudarão, seu conhecimento se ampliará. Desenvolva ferramentas para adaptar-se, para sentir-se bem em todas as fases pelas quais passará. Aceite-se mas continue aperfeiçoando-se como ser humano. Desafia-se a amar-se além dos padrões de perfeição, observe-se como um trabalho em progresso. E continue sintonizado com seus sinais de fome e saciedade. Continue pensando sobre suas escolhas, a partir de suas metas de curto, médio e longo prazos. Sobre este tema leia os textos anteriores sobre a mentalidade ideal para o emagrecimento sustentável.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/