Suplementos de curcumina x uso do condimento açafrão na comida

Pesquisas em relação a suplementos tentam isolar compostos para que possam analisar o efeito dos mesmos sem outros fatores confundidores. Por exemplo, a curcumina pode ser extraída do açafrão e usada em experimentos. A curcumina, um dos ingredientes ativos do açafrão da terra, tem sido associada à redução do risco de câncer de mama, pâncreas, reto e também de leucemia (Hutchins-Wolfbrandt & Mistry, 2011). Existem também evidências da atividade antiinflamatória da curcumina no cérebro, contribuindo para a prevenção do Alzheimer e para o tratamento da depressão (Ahmed & Gilani, 2014).

Poucos estudos, entretanto, compararam o efeito da curcumina versus o efeito do uso do condimento açafrão. Por que isso seria importante? Porque além da curcumina, o açafrão da terra possui cerca de 300 outros compostos ativos, como tumeronas e vários agentes antiinflamatórios. Pesquisadores do Anderson Cancer Center no Texas colocaram a curcumina e o açafrão em culturas de 7 tipos diferentes de células cancerígenas (Kim et al., 2012). O açafrão mostrou-se tão eficaz quanto a curcumina isolada, com a vantagem de ser muito mais barata. Use uma colher de chá (3g) diariamente em sua comida. Para melhor absorção dos compostos ativos tempere com alho, cebola e pimenta. Aprenda mais no curso online de introdução à fitoterapia.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags