Corante caramelo e o risco de câncer

caramel-color-label.jpg

O corante 4-Metilimidazol ou 4-MEI é um dos produtos de degradação do corante Caramelo IV, usado em alimentos processados, como refrigerantes, bebidas energéticas, doces, salgadinhos e molhos. Como existem fortes evidências de que o consumo superior a 29 microgramas ao dia aumenta o risco de câncer de pulmão, de esôfago e de leucemia, pesquisadores da Johns Hopkins resolveram estudar o tema mais a fundo.

Em crianças, o consumo diário de refrigerantes pode aumentar em cinco vezes as chances de asma e aumentar o risco de puberdade precoce em meninas, aumentando a probabilidade de que menstruem antes dos 11 anos em mais de 47%. Cortar o refrigerante pode reduzir também o risco de desenvolver obesidade, diabetes, fígado gorduroso, problemas cardiovasculares, osteoporose, fraturas de quadril, artrite reumatoide, doença renal crônica e gota.

O corante caramelo tem um único propósito no alimento: dar cor. Poderia simplesmente ser omitido dos alimentos e bebidas. Para isso, não tem outro jeito: deputados e senadores precisam aprovar uma lei que proíba o uso deste corante. Entanto isso, a responsabilidade é sua, excluindo este tipo de alimento da alimentação da sua família. de pessoal e parar de beber refrigerante por completo.

Aprenda mais sobre nutrição e saúde no curso de formação de coaches de saúde integrativa

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/