Ervas aromáticas - Tomilho

tomilho-620x330.jpg

O tomilho (Thymus vulgaris L.) é uma planta medicinal, aromática e condimentar, pertencente à família Lamiaceae, originária da Europa e cultivada no sul e sudeste do Brasil. Sua atividade biológica, benéfica à saúde, relaciona-se à presença dos óleos essenciais, timol e carvacrol.

O timol possui efeitos antifúngicos, antibacterianos e anti-helmínticos, já o carvacrol tem sido estudado por seus efeitos bactericidas. Os óleos essenciais do tomilho também possuem flavonóides variedade de flavonóides, incluindo apigenina, naringenina, luteolina e timonina, responsáveis pela capacidade antioxidante, antitumoral e antiinflamatória da planta.

A erva é parente do orégano, sendo a variedade mais conhecida o tomilho francês. combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral e carnes vermelhas (Sakurai et al., 2016). .

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/