Idosos com síndrome de Down apresentam mais complicações de saúde

Estudo publicado em 2019 mostrou que pessoas com síndrome de Down tendem a desenvolver mais problemas de saúde à medida que envelhecem. O déficit cognitivo tende a se agravar e alguns problemas tornam-se mais comuns do que em idosos sem síndrome de Down. Os autores destacam: depressão, desinteresse, comportamento agressivo, problemas de comunicação, quedas, dificuldades auditivas, incontinência urinária e fecal, problemas de pele, problemas dentários, delírios, tontura, alucinações, dores e obesidade.

Os autores destacam que a prevalência destas condições variou bastante entre os países pesquisados, sendo os déficits maiores em pacientes dos Estados Unidos (Carfi et al., 2019). Assim, destaca-se a importância de cuidados gerais de saúde e de um estilo de vida saudável por toda a vida. A alimentação é uma peça chave neste processo.

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/