Magro e sedentário? Cuidado!

Muitas pessoas pensam que só quem precisa perder peso precisa praticar uma atividade física, mas isso não é verdade. De acordo com um estudo publicado no American Journal of Cardiology, o estilo de vida sedentário é um ator de risco para as doenças cardiovasculares, mesmo quando o peso está dentro da faixa saudável, com IMC entre 18,5 a 24,9 kg/m2.

Os pesquisadores analisaram os dados de adultos na faixa etária entre 40 e 79 anos, por cinco anos. Descobriram que adultos sedentários com peso normal também tinham uma circunferência da cintura pouco saudável, níveis altos de gordura acumulada na barriga, assim como sentiam mais falta de ar aos esforços. Tudo muito parecido com as pessoas que tinham excesso de peso e eram sedentárias (Mainous et al., 2019).

O risco cardiovascular foi analisado e descobriram que as pessoas com um peso normal e que se exercitaram pelo menos 150 minutos por semana foram 58% menos propensos a ter um ataque cardíaco do que aqueles no estudo que estavam acima do peso.

O Ayurveda recomenda o contato com a natureza e a prática de yoga como estratégias para uma vida saudável. Não gosta de academia? Caminhe por 30 minutos 3 vezes por semana e faça yoga por 30 minutos 2 vezes por semana. Assim, você já completa seus 150 minutos diários semanais e mantém seu coração jovem por mais tempo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/