Estratégias para combater o envelhecimento da pele

O envelhecimento é um processo natural, caracterizado por alterações celulares e moleculares, que reduzem a capacidade de regeneração celular. Sua velocidade varia de pessoa a pessoa, dependendo de sua genética, exposição ao sol e estilo de vida.

Os sinais de envelhecimento da pele são resultado da diminuição e desestruturação do colágeno, das fibras elásticas e do ácido hialurônico. Este processo é acelerado pela glicação: uma reação não enzimática entre proteínas, gorduras e açúcares (glicose e frutose). Neste porcesso sãof formados AGEs (produtos finais da glicação avançada) que degradam o colágeno e a elastrina. Explico neste vídeo:

Como vimos no vídeo, a dieta é uma grande fonte de AGEs. Ou seja, o que você come pode desacelerar ou acelerar o envelhecimento. Produtos ultraprocessados, mesmo salgados (como pão integral ou molho de tomate) podem ser acrescidos de açúcar (sacarose) em sua formulação, bem como outros tipos de substâncias nocivas que promovem reações metabólicas semelhantes ao açúcar propriamente dito.

O consumo de alimentos e/ou suplmentos com propriedades antiglicantes e antioxidantes, retardam a degeneração da pele. Nesta lista entra a piridoxamina (vitamina B6), a alilcisteína (componente do extrato de alho), compostos fenólicos de plants, as vitaminas C e E, a tiamina (ou benfotiamina), a taurina e a carnosina. Para organizar sua alimentação e seu plano terapêutico peça ajuda a um nutricionista funcional ou especializado em estética.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags ,