Como higienizar as esponjas da cozinha?

Screen Shot 2019-02-01 at 3.23.46 PM.png

De quanto em quanto tempo você troca a esponja da sua louça? Esponjas com menos de 15 dias carregam cerca de 500 microorganismos (especialmente bactérias e fungos). Já esponjas com mais de 3 meses apresentam milhões de bactérias que podem acabar gerando intoxicações alimentares e diarreia.

De acordo com a professora Rosana Siqueira, do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas, é fundamental fazer a higiene diária das esponjas. Saiba como:

  1. Após lavar a louça, retire o excesso de sabão e os restos de alimentos, com um enxague.

  2. Mergulhe a bucha em um recipiente de vidro cheio de água e coloque no microondas por dois minutos na potência máxima. Se não tiver microondas, deixe a esponja de molho em 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária, sem cheiro.

  3. Depois do procedimento torça bem a esponja e guarde-a dentro do armário, num local seco e arejado.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags