Em quais dias do ciclo menstrual é mais fácil engravidar?

supplements_every_woman_needs.jpg

Do décimo primeiro ao décimo quarto dia do ciclo menstrual o folículo vai ficando maior até ser liberado. Esta é a fase folicular. Nestes dias e no dia seguinte à ovulação é mais fácil engravidar. A produção de estrogênio está no ápice, preparando o útero. O muco no colo uterino se torna fino e aquoso, faciltando a chegada de espermatozóides, que precisarão encontrar o óvulo para que haja a fecundação.​

A dieta saudável é muito importante para que este processo ocorra bem. Frutas e verduras são ricas em vitaminas e minerais que reduzirão o estresse oxidativo e deixarão os óvulos mais saudáveis. O ômega-3 melhorará o fluxo sanguíneo, ajudando na eliminação de toxinas que podem prejudicar a fecundidade. O consumo adequado de proteínas é fundamental para a produção hormonal.

Para melhorar a fase folicular alguns suplementos podem ser utilizados como L-carnitina, L-tartarato, morus alba (amoreira branca). Converse com um nutricionista funcional sobre a melhor opção para seu caso.

Conhecer o ciclo é importante ara quem quer e para quem não quer engravidar. E os homens também podem ajudar suas parceiras nesta tarefa. Existem aplicativos gratuitos muito úteis como o Clue. Nele são adicionados dados relativos ao período menstrual, vida sexual, sintomas, prática de atividade física e outras anotações que facilitam a compreensão das variações mensais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/