Quiche de espinafre sem glúten

O espinafre é um superalimento. Uma xícara deste folhoso verde escuro cru contém apenas 7 calorias, 30 mg de cálcio, 0,81g de ferro, 24 mg de magnésio, 167 mg de potássio, 2.813 unidades de vitamina A e 58 mcg de folato. Também contém vitamina K, fibra e tiamina (vitamina B1).

O ferro é importante para que o corpo seja eficiente na utilização da energia. O magnésio também é necessário para o metabolismo energético, para a função muscular e nervosa, para a regularização do sistema imunológico e para a manutenção da pressão arterial em níveis saudáveis.

55546_3000x2000.jpg

O espinafre também é fonte de ácido alfa-lipóico, que ajuda a diminuir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e impedir alterações oxidativas induzidas pelo estresse em pacientes com diabetes. Outro composto do espinafre é clorofila, capaz de bloquear o desenvolvimento de células cancerígenas.

Que tal incluir este em sua dieta fazendo um quiche de espinafre?

INGREDIENTES DA MASSA

  • 1 ovo (ou substituto vegetal)

  • 1/2 xícara de chá de farinha de amêndoas

  • 60g de manteiga ghee derretida 

  • Sal a gosto.

Misture tudo e coloque numa forma untada. Leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por 9 minutos. Tire do forno e recheie.

INGREDIENTES PARA O RECHEIO 

  • 1/2 xícara de chá de espinafre refogado e temperado (alho, cebola, pimenta…)

  • 160g de tofu

  • 1-2 colheres de sopa de levedura nutricional (nutritional yeast) - opcional 

Bata tudo no liquidificador (se necessário, acrescente um pouco de água para facilitar a mistura) e depois despeje o conteúdo na forma com a massa pré assada. Leve ao forno a 200°C por 20 min e está pronto. Bom apetite!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/