Por que alongar é importante?

Pense em uma pessoa flexível. Talvez tenha imaginado uma bailarina, um ginasta, uma criança. Mas todos nós precisamos trabalhar nossa flexibilidade ou ficará difícil, com o passar do tempo, alcançar um copo no armário, olhar para trás para ver se um carro está passando, nosso corpo doerá mais, cairemos mais facilmente, será difícil levantarmos se cairmos e o risco de distenções aumentam.

O alongamento mantém os músculos flexíveis, fortes e saudáveis. Precisamos dessa flexibilidade para manter uma boa amplitude de movimento nas articulações. Sem isso, os músculos se encurtam e ficam tensos e fracos. Quem fica o dia todo sentado pode sofrer de encurtamentos nos músculos das pernas. Mulheres que andam de salto alto podem ter encurtamentos na panturrilha. Com o tempo, estender a perna, esticar o joelho ou mesmo caminhar vai ficando mais difícil e menos prazeroso.

1bb6a23b-5de4-4f95-95fc-5dd819ca547c.jpg

O alongamento regular mantém os músculos alongados e flexíveis. Você pode alongar-se na academia, em casa, na escola, no trabalho. As áreas críticas para a mobilidade estão nas extremidades inferiores: panturrilhas, isquiotibiais, flexores do quadril na pelve e quadríceps femural. Ombros, pescoço e parte inferior das costas também merecem atenção.

Mantenha a postura de alongamento por aproximadamente 30 segundos. Não balance para não ferir-se. Você sentirá tensão durante o alongamento, mas não deve sentir dor.

Se você está saudável pegue um vídeo de alongamento no YouTube ou inscreva-se em minha turma de formação de instrutores yoga. Caso tenha alguma condição crônica, como doença de Parkinson ou artrite consulte seu fisioterapeuta para orientações específicas para seu caso.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/