Benefícios das berinjelas

Screen Shot 2019-02-01 at 3.20.54 PM.png

Berinjelas são vegetais que fornecem poucas calorias e muitos nutrientes (folato, manganês, potássio, vitamina C, vitamina K) às mais variadas preparações. A cor arroxeada da casca é resultante da alta concentração de antocianinas, um poderoso antioxidante, capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares (Das et al., 2011).

Por ser rica em fibras e polifenóis as berinjelas também são maravilhosas para o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue), prevenindo picos e aumento exagerado da secreção de insulina (Hanhineva et al., 2010). Pelo mesmo motivo o consumo deste vegetal também pode ser um auxiliar para a perda de peso. Uma xícara de berinjela (82g) fornece 3g de fibras e apenas 20 kcal. As fibras aumentam a saciedade de preparações com berinjela. Acrescentar este vegetal à dieta é super simples. Você pode adicionar a berinjela na salada, na lasanha, na pizza, pode fazer berinjela recheada com queijo, pode incluir na sua torta ou quiche de vegetais. Se você curte suco verde pode acrescentar também a berinjela à bebida.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags