Glúten nos cosméticos - há necessidade de preocupação?

O glúten resulta da mistura de proteínas que se encontram naturalmente na sementes de cereais como trigo, cevada, triticale e centeio. Esses cereais são compostos por cerca de 40-70% de amido (carboidrato), 1-5% de lipídios, e 7-15% de proteínas (glúten e outras).

Algumas pessoas apresentam reações à ingestão de glúten. Na doença celíaca o sistema imune gera uma resposta anormal ao ser exposto ao glúten. Acaba produzindo uma série de anticorpos que podem afetar órgãos como o intestino delgado, a tireóide, a pele e o pâncreas. Por isso, o tratamento é a eliminação do glúten da dieta por toda a vida.

O glúten também pode estar presente em cosméticos (batons, maquiagens, cremes, protetores solares, cremes de barbear, desodorantes, shampoos, condicionadores e até perfumes). Alessio Fasano, diretor médico do Centro de Pesquisa Celíaca da Universidade de Maryland, não acredita que a aplicação de glúten na pele seja problema para celíacos, já que o glúten não é absorvido por esta via. O único problema seria se a pessoa tivesse lesões na pele (Thompson & Grace, 2012). 

04-ff-cosmetics_377-ab.jpg

Outro problema seria usar uma loção ou creme nas mãos e não fazer a lavagem antes de comer. Desta forma, a loção poderia contaminar o alimento manuseado com a mão. Batons também são considerados mais suspeitos. Mesmo assim, um baton pesando 3,8g conteria menos de 10 ppm de glúten (menos de 0,001% de glúten na formulação). Isso significa que se
todo o tubo de batom fosse de alguma forma ingerido, menos de 0,038 mg de glúten chegaria ao intestino. Se ainda assim isso o preocupa procure no rótulo ingredientes que possam conter glúten. A Associação dos Celíacos (ACELBRA), divulgou a lista abaixo:

Amp-Isostearoyl Hydrolyzed Wheat Protein; Disodium Wheatgermamido Peg-2 Sulfosuccinate; Hydrolyzed Wheat Gluten; Hydrolyzed Wheat Protein; Hydrolyzed Wheat Protein Pg-Propyl Silanetriol; Hydrolyzed Wheat Starch Dextrin Palmitate; Hydrolyzed Wheat Flour; Hydrolyzed Wheat Protein/Pvp Crosspolymer; Hydroxypropyltrimonium Hydrolyzed Wheat Protein; Hydrolyzed Wheat Protein; Stearyldimoniumhydroxypropyl; Triticum Vulgare (Wheat) Flour Lipids; Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract; Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil; Vitamin E Derived From Wheat Germ Oil; Triticum Vulgare (Wheat) Gluten; Triticum Vulgare (Wheat) Starch; Wheat Amino Acids; Wheat Bran Extract; Wheat Germ Extract; Wheat Germ Glycerides; Wheat Germ Oil; Wheat Germamidopropyldimonium Hydroxypropyl; Wheat (Triticum Vulgare) Bran Extract; Wheat Germamidopropalkonium Chloride Wheat Protein; Wheat Germamidopropyl Ethyldimonium Ethosulfate Yeast Extract;  Savena Sativa (Oat) Flour; Avena Sativa (Oat) Kernel Protein; Oat (Avena Sativa) Extract; Oat Beta Glucanoat Extract; Oat Floursodium Lauroyl; Oat Amino Acids; Avena Sativa (Oat) Kernel Flour; Hydrolyzed Oat Flour; Samino Peptide Complex; Barley Extract; Hordeum Vulgare (Barley) Extract; Phytosphingosine ExtractBarley LipidsSecale Cereale (Rye) Seed Flour; Stimu-Tex- ativo obtido dos grãos de cevada (Hordeum vulgare); Hydrolyzed Vegetable Protein; Hydroxypropyl; CyclodextrinDextrin; Maltodextrin.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!