A dieta vegetariana é segura na gestação?

A alimentação adequada é fundamental para  a gestante e seu bebê. As principais preocupações em relação à dieta envolvem adequada higienização e preparo dos alimentos para que não ocorram infecções intestinais, evitação de compostos tóxicos (como o álcool), consumo adequado de fibras, vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais, energia, aminoácidos, compostos fenólicos.

A dieta escolhida é uma opção pessoal e deve ser balanceada. Muitas mulheres que consomem carnes e outros produtos de origem animal apresentam deficiência de magnésio, vitamina C, vitamina E, niacina e ácido fólico. O ideal é que já comecem um acompanhamento mesmo antes de engravidarem para corrigir tais carências e não prejudicarem o bebê.

Pregnancy-And-The-Vegan-Diet-babyinfo.jpg

Outras mulheres optam pelo vegetarianismo e esta dieta também apresenta seus desafios. As deficiências mais comuns neste caso são cálcio, vitamina D, ferro, zinco e vitamina B12.  Ou seja, ninguém está livre de problemas nutricionais (Schüpbach et al., 2017).

Contudo, com um bom acompanhamento nutricional, gestantes e seus bebês permanecem saudáveis. A dieta vegetariana bem conduzida tem como benefícios promover um bom funcionamento intestinal e um ambiente menos inflamatório, um menor risco de pré-eclâmpsia, eclâmpsia, cãibras e ganho excessivo de peso. Por outro lado, mulheres com carência de B12 estão mais propensas a terem depressão pós-parto  (Costa-Rodrigues et al., 2018).

Assim, independentemente da dieta que a gestante deseja adotar deverá buscar aconselhamento especializado, pesando os prós e contras de acordo com seu estilo de vida, crenças, valores, renda. Deve também permanecer muito atenta a como sente-se por toda a gestação.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!