Crescimento bacteriano excessivo no intestino - causas e consequências

09ad8b7d2388dea95596728ed70b8987.jpg

A SIBO (small intestinal bacterial overgrowth) é uma sigla para o acúmulo de bactérias no intestino delgado.  Ocorre quando as bactérias que normalmente crescem em outras partes do intestino começam a crescer no intestino delgado, causando dor e diarreia. Também pode levar à desnutrição e/ou carência de micronutrientes, pois as bactérias começam a consumir os nutrientes do corpo.

Você tem algum destes sintomas?

Dor no estômago, especialmente após comer, inchaço abdominal, cólicas, diarreia ou prisão de ventre (ou ambas de forma intercalada), indigestão, sensação regular de plenitude, gases

A SIBO pode ocorrer após infecções gatrointestinais ou em decorrência de  anormalidades anatômicas, mudanças no pH intestinal (como acontece no estresse crônico e no uso de medicamentos como antibióticos, antiparasitários, anticoncepcionais, antidepressivos, antiinflamatórios), problemas no funcionamento do sistema imune.

Se não tratada ao longo do tempo a SIBO contribui para o aumento do risco de várias doenças, como:

Hipocloridria, gastroparesia, hepatite, hipertensão portal, síndrome do intestino irritável.

Pessoas que possuem problemas que afetem o trato gastrointestinal estão sob maior risco como doença de Crohn, diabetes, esclerodermia, HIV, Mal de Parkinson, hipotireoidismo

Diagnóstico

Quando várias causas de problemas gastrointestinais foram descartadas em que se encontrasse uma solução a investigação da SIBO deve ser feita. O excesso de bactérias no intestino delgado pode levar à liberação dos gases hidrogênio e metano, que podem ser identificados através de um teste de respiração. Este teste não é invasivo e pode ser realizado em casa ou em consultório médico. Para fazer o exame há necessidade de jejum. Durante o teste, você vai respirar em um tubo. Então você vai beber uma bebida doce especial fornecida pelo seu médico. Você vai respirar em uma série de tubos adicionais em intervalos regulares de 2 a 3 horas após o consumo da bebida.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Se o teste de respiração não estiver disponível podem ser feitos testes de metabólitos urinários ou podem ser coletadas amostras do fluido do intestino delgado para identificação das bactérias. Já em relação à análises sanguíneas podem ser medidos os anticorpos  anti-CdtB e  anti-vinculina (Pimentel et al., 2015). O CdtB é uma citotoxina produzida por bactérias relacionadas a gastroenterites. Esta toxina reage com a vinculina, uma proteína de adesão celular própria de nosso corpo.

Tratamento da SIBO

A SIBO pode ser tratada com uma combinação de antibióticos, alterações na dieta e uso de probióticos. Dependendo das causas, sintomas e resultados de exames o médico poderá optar pelo uso de antibióticos. Se a SIBO tiver gerado desidratação ou desnutrição a terapia enteral  com fluidos e nutrientes poderá ser necessária.

Os antibióticos podem diminuir o número de bactérias no intestino delgado, mas não resolvem a causa do problema. Por isso, outros cuidados em geral serão necessários. Em relação à dieta a maior parte dos pacientes beneficiam-se de dieta sem glúten (nos casos de doença celíaca ou intolerância), exclusão de alimentos ultraprocessados, álcool. Algumas pessoas beneficiam-se da exclusão de carboidratos fermentáveis (leia sobre a dieta FODMAP em meu site). Em relação ao uso de suplementos os mesmos variam e precisam ser individualizados mas podem incluir enzimas digestivas, ervas que melhoram a digestão (berberina, alcachofra, gengibre, óleo de hortelã), 5HTP, zinco, magnésio, B6, B9, B12, glutamina e probióticos (especialmente após o uso de antibióticos).

Saiba mais no curso sobre disbiose intestinal.

Precisando de ajuda? Marque sua consultoria.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/